A nova campanha de vacinação contra a Covid-19 terá início no dia 27 de fevereiro. O anúncio foi feito esta semana pelo Ministério da Saúde, por meio da Comissão Intergestores Tripartite. A primeira etapa da campanha vai focar na intensificação das coberturas vacinais, para incentivar quem ainda não se imunizou a tomar a vacina ou mesmo completar as doses. Além disso, a novidade fica por conta da vacina bivalente, que garante mais proteção contra as cepas mais recentes do coronavírus, com atenção especial aos grupos prioritários.
A primeira fase da vacinação em massa vai atender a população acima de 70 anos de idade, imunocomprometidos, comunidades indígenas, ribeirinhas e quilombolas; na fase 2, população com idade de 60 a 69 anos; fase 3, gestantes e puérperas; fase 4, profissionais de saúde.
Para os demais grupos, formados pela população acima de 12 anos, o Ministério da Saúde informou que o principal objetivo é imunizar, com as vacinas comuns, as pessoas que estejam com doses atrasadas, seguindo as seguintes recomendações:
Os que não receberam nenhuma dose
D1 + D2 + reforço monovalente
Vacinados com D1
D2 + reforço com monovalente
Reforço com monovalente
(Fonte: Agências – Foto: Agência Brasil)