O presidente da República, Jair Bolsonaro (PL), cumpriu agenda nesta segunda-feira no Estado do Rio. Pela manhã ele participou, junto com o governador Cláudio Castro, do início dos testes operacionais do Polo GasLub, em Itaboraí. A ação representa o começo do recebimento de gás natural, etapa importante para a entrada em operação da Unidade de Processamento de Gás Natural (UPGN), ainda este ano. A tarde ele desembarcou em Campos e seguiu para o Porto do Açu, em São João da Barra. Bolsonaro lançou a pedra fundamental da GNA II, que tem previsão de início de operação comercial em janeiro de 2025, e anunciou obras de infraestrutura, como a EF 118, que vai conectar o Porto à malha ferroviária nacional, e a duplicação do trecho urbano da BR 101, em Campos.
Ferrovia — O Porto do Açu é a primeira empresa a receber autorização do governo federal para construir e operar uma ferrovia no Rio de Janeiro. O trecho privado tem 41 quilômetros de extensão e investimento de R$ 610 milhões e o 22º autorizado dentro do programa Pro Trilhos.
BR 101 — O presidente Jair Bolsonaro também anunciou a duplicação do trecho urbano da BR-101. O projeto envolve a duplicação das faixas de rolamento num trecho de 1,2 km, entre os kms 64,1 (rua Rocha Leão) e 65,3 (acesso ao Boulevard Shopping), com a utilização dos acostamentos e da faixa de domínio existente. Em propostas encaminhadas ao ministro de Infraestrutura Tarcísio de Freitas, constam ainda a transferência para administração federal do trecho urbano correspondente à ponte municipal Alair Ferreira e suas vias de acesso (avenida Estilac Leal e rua Espírito Santo), totalizando cerca de 2 km, com a conclusão das obras do dispositivo para interligação com a BR 356. Outro ponto inclui a ampliação da capacidade de tráfego entre os kms 65,3 e km 67, cujo projeto e os custos já foram incluídos na revisão tarifária da atual concessionária da BR-101/RJ.