Os consumidores de Campos dos Goytacazes e Macaé que ainda não realizaram a Inspeção Periódica de Gás (IPG) precisam ficar atentos. O prazo para cumprir a exigência legal está chegando ao fim e termina no próximo dia 30 de junho.
A inspeção é obrigatória para imóveis residenciais e comerciais abastecidos por gás canalizado e deve ser realizada a cada cinco anos por empresas credenciadas pelo Inmetro. O objetivo é verificar se toda a instalação interna está em conformidade com as normas técnicas de segurança, reduzindo o risco de vazamentos, acidentes e outros problemas.
Embora o calendário em diversos bairros da capital e de outras regiões do estado se estenda até o fim de 2026, os usuários de gás canalizado em Campos e Macaé precisam cumprir a obrigação até o fim deste mês, conforme o cronograma definido pela Agenersa – Agência Reguladora.
A exigência da inspeção existe desde a Lei Estadual nº 6.890/2014. Nos últimos anos, porém, os prazos precisaram ser prorrogados. Inicialmente, em razão das dificuldades provocadas pela pandemia. Depois, pela baixa quantidade de empresas habilitadas para atender à grande demanda de inspeções em todo o estado, o que dificultou o agendamento e elevou os custos do serviço.
Após mudanças promovidas pela Agenersa, novas empresas passaram a ser credenciadas, ampliando a oferta de profissionais e permitindo a continuidade do cronograma.
É importante lembrar que a Naturgy não realiza a inspeção. Cabe ao consumidor contratar diretamente uma empresa credenciada pelo Inmetro. Caso sejam identificadas irregularidades que comprometam a segurança da instalação, o imóvel deverá realizar os reparos necessários e passar por uma nova vistoria antes da emissão do laudo de conformidade.
Além de cumprir uma obrigação legal, a inspeção periódica representa uma importante medida de prevenção, contribuindo para a segurança dos moradores e para o bom funcionamento das instalações de gás nos condomínios.
